Pix por aproximação tem limite diário de transação? Entenda
- 26/02/2025
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Pix por aproximação, nova modalidade lançada pelo Banco Central, tem diretrizes como limites de transação por operação.
A partir da próxima sexta-feira (28/02), as instituições financeiras devem oferecer o Pix por aproximação aos seus clientes, de acordo com a regulamentação do Banco Central e a operação tem limite de transação, tanto por operação quanto diários, que podem ser ajustados pelos usuários.
Essa nova modalidade permite que os clientes realizem pagamentos com o Pix simplesmente aproximando o celular da maquininha do estabelecimento, de forma semelhante ao que já acontece com cartões de crédito e débito.
Além disso, o Pix poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Wallet. Assim, os clientes não precisarão acessar o aplicativo do banco para efetuar pagamentos.
Pix por aproximação tem limite diário de transação?
Inicialmente, o limite máximo por transação é de R$ 500. No entanto, o cliente tem a flexibilidade de ajustar esse valor de acordo com suas preferências. O cliente pode diminuir esse valor por transação e, também, criar um valor máximo por dia, informou o BC.
A solução permite que a transação seja feita aproximando o celular da máquina, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). O limite para pagamentos por Pix por aproximação sem senha é de R$ 200. Para compras acima desse valor, é necessário digitar a senha.
Imagem: Photo For Everything / Shutterstock.com
Além do limite por transação, é possível definir um limite máximo diário para o Pix por aproximação. Essa funcionalidade permite um maior controle sobre os gastos e ajuda a prevenir fraudes. O cliente pode entrar em seu aplicativo bancário, e ajustar o limite diário de acordo com a sua necessidade.
Embora o Banco Central do Brasil estabeleça diretrizes gerais, as instituições financeiras têm autonomia para definir seus próprios limites, desde que respeitem as normas do BC. Cada banco pode ter suas próprias políticas de limites, levando em consideração fatores como o perfil do cliente, histórico de transações e medidas de segurança.