Músicas de Raul Seixas rendem muita grana para Paulo Coelho? Ele responde
- 30/07/2025
- 0 Comentário(s)
Parceiro do Maluco Beleza na década de 1970, escritor continua recebendo direitos autorais pelas canções escritas em parceria.
Recentemente, a série Raul Seixas: Eu Sou (2025) voltou a atrair holofotes para dois personagens importantes da contracultura, em geral, e do rock, em particular, no Brasil: o próprio Raul e seu velho parceiro, Paulo Coelho.
O seriado original da Globoplay retrata a carreira do Maluco Beleza, inclusive o período em que ele compôs inúmeras canções de sucesso em parceria com o escritor, na década de 1970.
Juntos, eles escreveram, por exemplo, clássicos do rock nacional como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", "Medo da Chuva", "Sociedade Alternativa", "Tente Outra Vez" e "Gîtâ".
Essas composições continuam rendendo um bom dinheiro a Paulo Coelho graças aos direitos autorais, conforme ele contou em entrevista a Edgardo Martolio e Luis Maluf, da Rolling Stone Brasil:
"É incrível. Mesmo antes da série, eu recebi uma média anual de… agora não posso te jurar. Você tem dois tipos de direitos de autor: execução e venda de discos, tá? Venda de discos não existe mais, acabou. Recebo de execução. Antes da série, eu já recebia bastante. Eu podia viver, se eu quisesse, só de direitos de execução das músicas que fiz com Raul. É um dinheiro significativo até hoje."

Raul Seixas em 1975 - Foto: João Castrioto
Atualmente radicado em Genebra, na Suíça, Paulo Coelho é um dos escritores mais bem-sucedidos da literatura nacional. Ele já vendeu mais de de 350 milhões de livros e teve sua obra traduzida para 89 línguas.
Na mesma entrevista, o autor afirmou ainda não saber dizer se o sucesso da série irá voltar a alavancar sua venda de livros, mas projetou uma arrecadação maior em direitos de execução, pois as músicas escritas com Raul Seixas passaram a tocar com frequência novamente.
"Não sei da venda de livros porque a série é muito recente, né? Mas o Roberto Menescal (músico e produtor) me ligou e disse que as músicas voltaram a tocar. O que significa que, eventualmente, eu vou receber mais dinheiro de execução."
As mais executadas de Raul Seixas no Brasil
Em 2024, “Cowboy fora-da-lei” foi a música de Raul Seixas mais executada, segundo relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Essa, porém, não é uma composição dele com Paulo Coelho, mas sim com o parceiro Cláudio Roberto.
De acordo com o Ecad, o ranking das músicas de autoria de Raul Seixas mais tocadas no Brasil no último ano foi:




































