Santo Carlo Acutis: quem foi o “padroeiro da internet”?

  • 03/07/2024
  • 0 Comentário(s)

Santo Carlo Acutis: quem foi o “padroeiro da internet”?

Conhecido como “padroeiro da internet” entre os fiéis, ele já teve milagres reconhecidos pelo Papa e agora vai virar santo.

O Papa Francisco reconheceu, em julho de 2024, a canonização do beato italiano Carlo Acutis. Mas, você sabe quem ele foi e quais foram os milagres dele? A POWER te conta a história do “millenial”, maneira que é chamada a geração de quem nasceu entre as décadas nos anos 80 e meados dos anos 90. Continue a leitura e confira!

De acordo com informações do Vatican News, Acutis vai ser proclamado santo no Jubileu de 2025, uma comemoração religiosa da Igreja Católica na qual é celebrada a cada 25 anos.


Quem foi Santo Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 3 de maio de 1991. No entanto, ele viveu a maior parte de sua vida entre as cidades italianas de Assis e Milão. Desde pequeno, o beato esteve presente na igreja. 

Em entrevista à agência de notícias católica ACI, a mãe dele, Antonia Acutis, disse que depois que ele fez a primeira comunhão, “nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”.

Apaixonado por tecnologia e computação, Carlo Acutis resolveu unir essa paixão com a religião. Assim, aos 11 anos de idade começou a catalogar milagres pelo mundo. Logo em seguida, criou um site para divulgar as histórias, “Os Milagres Eucarísticos no Mundo”, que está online até hoje. Isso deu a ele também o título de “Padroeiro da internet”.

E, como gostava também de viajar, pedia aos pais para que eles o levasse para conhecer os locais onde haviam ocorrido os milagres. Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.


Como ele ajudava as pessoas?

Na adolescência, ele passou a ajudar os colegas nos quais os pais estavam se separando. Assim, começou a dar conselhos a eles em casa.

“Ele tinha sempre um convite para os jovens da escola. Apresentava Cristo de uma maneira gratuita e livre, nunca como imposição. Sua fisionomia estampava a alegria que era o seguimento de Jesus Cristo”, afirmou o Conselheiro da Ordem dos Padres Mercedários em Roma, frei Reginaldo Roberto Luiz, à BBC.

Na canonização aprovada pelo Papa na última segunda-feira, 1, um relatório apresentado pelo Cardeal Marcelo Semeraro descreveu o Santo Carlo Acutis como “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, auxiliava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal.”


Quais foram os milagres do Santo Carlo Acutis?

O primeiro milagre de Acutis foi reconhecido em 2020, inclusive, naquele ano, ele foi beatificado pelo Vaticano. O milagre foi a cura de uma criança brasileira após o avô dela tocar em uma roupa com o sangue do beato italiano no dia 12 de outubro de 2010, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Já em maio deste ano, foi reconhecido o segundo milagre de Carlo. Ele curou uma jovem da Costa Rica que estava internada em um hospital com pouquíssimas chances de sobreviver após ter sofrido um acidente de bicicleta em 2022. A cura veio após a mãe dela rezar em sua tomba em Assis, na Itália.


Carlo Acutis: causa da morte

Corpo do beato está exposto em Assis (Itália) (Imagem: IPA/Sipa USA)

Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, em decorrência de uma leucemia aguda com serenidade. Quando recebeu o diagnóstico, ele resolveu entregar seu sofrimento para Deus.

O corpo de Carlos Acutis está exposto no Santuário do Despojamento em Assis. De acordo com o Vaticano, os restos mortais dele estão em bom estado de conservação. No entanto, já foram “recompostos”.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Houdini

Eminem - Houdini

top2
2. Espresso

Sabrina Carpenter

top3
3. I Had Some Help

Post Malone feat Morgan Wallen

top4
4. i like the way you kiss me

Artemas

top5
5. A Bar Song (Tipsy)

Shaboozey

Anunciantes