Val Kilmer Morre: Ator de Top Gun e Batman Eternamente tinha 65 anos
- 02/04/2025
- 0 Comentário(s)

Ator teve um de seus ultimos papéis em Top Gun Maverick.
Morreu na última terça-feira (1º) o ator Val Kilmer, de BatmanEternamente, Fogo Contra Fogo e Top Gun, aos 65 anos de idade. A informação foi divulgada pelo New York Times, que recebeu a confirmação da morte de Kilmer, por conta de uma luta contra pneumonia, por Mercedes Kilmer, sua filha.
A carreira de Kilmer começou na década de 1980 e seu primeiro grande sucesso foi com Top Gun, de 1986, onde ele viveu o piloto Tom "Iceman" Kazansky. O duelo entre o personagem de Kilmer e o Maverick, de Tom Cruise, deu ao filme de Tony Scott um charme ainda maior, com os dois galãs disputando para saber quem seria o melhor piloto da turma até que, enfim, descobrem que são mais fortes juntos.
Val Kilmer então se tornou um dos rostos mais desejados de Hollywood, sendo considerado um dos homens mais bonitos do mundo. Após o sucesso de Top Gun ele participou da fantasia Willow, criada por George Lucas e seu primeiro grande sucesso como protagonista veio com uma de suas atuações mais eogiadas até hoje ao inerpretar Jim Morrison, em The Doors, de Oliver Stone.
Já consagrado como um dos grandes nomes na época, Val Kilmer foi o escolhido para em 1995 para substituir Michael Keaton como Bruce Wayne, em Batman Eternamente, primeiro filme de Joel Schumacher com o herói. Embora muito criticado por uns, o personagem de Kilmer ganhou fãs ao longo dos anos, principalmente por sua interpretação mais séria do milionário e a forma como o lado psicológico de Bruce é abordado na obra.
No mesmo ano, Val Kilmer esteve no que é considerado até hoje o melhor filme de Michael Mann e se viu na guerra entre Al Pacino e Robert DeNiro, em Fogo Contra Fogo, onde interpretou Chris Shiherlis, o criminoso que faz parte do grupo comandado por Neil McCauley (DeNiro).
O ator enfileirou trabalhos, incluindo os clássicos das sessões de filmes na TV Aberta A Sombra e a Escuridão, ao lado de Michael Douglas, e O Santo. Foi a voz de Moisés na animação O Príncipe do Egito, e estrelou o romance À Primeira Vista, com Mira Sorvino, em 1999.
Ao longo dos anos seu destaque foi diminuindo e ele passou a acumular papéis menores ou em filmes de menor credibilidade, até que em 2005 viveu Gay Perry, um investigador particular em um caso de assassinato ao lado de Robert Downey Jr., no elogiado Beijos e Tiros, de Shane Black. Kilmer ainda participou no mesmo ano do grande fracasso que foi Alexandre, novamente trabalhando com Oliver Stone.
Em janeiro de 2015, Val Kilmer foi hospitalizado, mas negou estar doente. Alguns anos depois, em 2017, ele confirmou que havia se recuperado de um câncer na garganta e o THR confirmou que o ator havia feito "um procedimento em sua traqueia reduziu sua voz a um som rouco e o deixou sem fôlego". Ele precisava de ajuda de eletrônicos para conseguir projetar sua voz.
Em 2021, os diretores Leo Scott e Ting Poo, lançaram o documentário Val, escrito pelo próprio ator, com filmagens que ele fez ao longo de sua vida e carreira, mostrando pela primeira vez sua luta contra o câncer e um retrato pessoal, que inclui a morte de seu irmão na infância e seu relacionamento com a atriz Joanne Whalley. O filme foi exibido em Cannes e aclamado pelo público e pela crítica.
Em 2022, em seu último papel, Val Kilmer voltou a viver Iceman, seu primeiro grande sucesso, em uma participação especial em Top Gun: Maverick, novamente ao lado de Tom Cruise, com os dois personagens ainda disputando quem era o melhor piloto.
No fim, Val Kilmer foi piloto, Batman, rockstar, caçador de leões, personagem da Bíblia e muitos outros personagens além da "zona de perigo" do film de 1986.