A crítica de Ed Motta ao público brasileiro após citar falta de shows
- 02/07/2025
- 0 Comentário(s)

Antes de se apresentar em São Paulo no último sábado, 28/05, músico diz que não tocava no Brasil desde novembro e culpa "linchamento".
Ed Motta ataca novamente. Desta vez, o músico reclamou da falta de shows no Brasil e se disse vítima do que considera um suposto "linchamento" por parte do público brasileiro devido a uma série de polêmicas em que esteve envolvido.
Antes de se apresentar em São Paulo no último sábado, 28/05, no que foi sua primeira aparição nacional desde novembro de 2024, Ed Motta concedeu entrevista à Rádio CBN. O artista alegou que tem pagado um alto preço por suas opiniões.
Segundo Ed, há uma censura pública por muitas vezes não concordarem com o que ele diz (transcrição via Metrópoles):
"Eu tô sem fazer um show desde novembro do ano passado, isso não é normal. Isso é uma retaliação em cima da opinião, é uma forma de censura velada."
Nos últimos tempos, Ed Motta se envolveu em polêmicas diversas. Veja uma breve lista:
1) Em 2025, disparou contra Maria Bethânia, disse que ela "não estudou música" e a criticou por repreender um músico durante um show;
2) Em 2024, disse que "quem ouve hip-hop burro" e se autodefiniu como um "preto sofisticado" — se desculpando posteriormente;
3) Ainda em 2024, criticou e demitiu um roadie em pleno palco durante um show — também se retratando depois;
4) Em 2023, disse que odeia shows, seja para assistir ou quando ele mesmo faz;
5) Em 2022, detonou artistas como Elvis Presley, Johnny Cash, Raul Seixas e todo o rock brasileiro dos anos 1980 — se retratando parcialmente.
No papo com a CBN, o músico alegou que só no Brasil se dá importância a declarações como essas e que lá fora as pessoas desconhecem ou nem ligam para suas falas:
"Eu pago um preço por isso, no Brasil principalmente. Fora do Brasil ninguém nem sabe disso."
E acrescentou, chamando de caipira o público brasileiro:
"Nas minhas entrevistas que eu faço fora (do país) os caras são super radicais: ‘E aí Ed Motta, o novo jazz, o que você acha?’ Desço a marreta e não tem isso de ‘Vamos acabar com a vida desse gordo porque ele acabou de falar mal do jazz’. Não, não tem essa coisa terceiromundista, não tem. Então, isso é daqui. Eu nunca vi. Esse linchamento por uma relez opinião é muito caipira, é muito jeca."
Ed Motta não se arrepende, mas fica quieto
Ed Motta concluiu dizendo que não se arrepende das opiniões controversas que já proferiu — apesar de muitas vezes já ter ido a público para se retratar. Também acrescentou que pretende apenas não se manifestar com frequência para evitar o desgaste.
"O que eu aprendi disso é que tenho que calar minha boca, só isso. Não me arrependo de nada, não mudei de opinião nenhuma, só tenho que ficar quieto, ter inteligência emocional para ficar quieto, como a maioria dos seres humanos."
O músico atualmente
Em 2024, Ed Motta lançou Behind the Tea Chronicles, seu 14º álbum de estúdio. Atualmente, ele comemora os 30 anos do disco Manual Prático para Festas, Bailes e Afins (1995).